Toda peça artesanal merece um cuidado especial!!!!

Olá pessoal!!!

Hoje vamos dar início a uma sequência de matérias relacionadas à lavagem, cuidados e conservação das peças de crochê e de tricô, que muitas vezes geram dúvidas no nosso dia a dia.
Para começar, vamos colocar aqui algumas informações gerais, que se adaptam a todas as peças manuais, em seguida, vamos falar especificamente dos cuidados com as peças de bebês e por último, mas, não menos importante, vamos dar algumas dicas específicas na lavagem e conservação da sua peça em crochê.
Simbora!!! =D

Desfilar por aí com elegância requer, além da escolha do modelito, cuidados para que as peças estejam em ordem. E você sabe a melhor maneira de cuidar das suas peças de crochê e tricô?
Não precisa se preocupar, nós vamos te ajudar!

Atualmente, temos tanto roupas como acessórios manuais e artesanais, certo? São peças femininas, masculinas, infantis, de verão, de inverno, de decoração para a nossa casa como peças para os nossos bichinhos de estimação!

Com tantas opções é extremamente necessário saber o jeito correto de lavar, secar e guardar essas peças.

Como o outono chegando na maioria das cidades brasileiras, estamos tirando as peças mais pesadas do nosso armário e, por isso, precisamos ficar atentas aos cuidados que esses tipos de roupas pedem, para garantir a sua durabilidade. Afinal, são peças únicas e feitas com tanto carinho, que merecem um cuidado especial.

NA HORA DE LAVAR:
Lave as peças manualmente (a lavagem na máquina com força mecânica pode deformar o modelo da peça) com água fria ou morna (até 40ºC), alguns acrílicos podem encolher e perder o brilho em contato com água quente.
A lavagem com sabão neutro é a melhor opção pois, o sabão em pó é agressivo demais para as fibras delicadas do tricô e do crochê, deixando a peça endurecida.

NA HORA DE SECAR:
É preciso ter um certo cuidado; não use prendedores, pois eles podem marcar, o correto é estendê-la em uma superfície horizontal, pois o peso da água pode deformar a peça.
Seque suas peças à sombra e/ou vento, pois a secadora e o sol danificam as fibras.
Para não deformar a roupa, o melhor é espremê-la com cuidado em vez de torcê-la após a lavagem.

COMO PASSAR:
Essas peças normalmente não precisam ser passadas, mas caso precisar, nunca pressione demais o ferro na peça nem use-o muito quente, pois a peça poderá esticar.

COMO GUARDAR:
Guarde as peças sempre dobradas e não penduradas em cabides, assim não correrá risco da peça esticar e perder a forma.
Quando o frio passar, esqueça os cabides e os sacos plásticos, que criam fungos, prefira guardar as peças em capas de TNT, que as deixam respirar.

DICA: Guardar a peça de tricô ou crochê dobrada é uma orientação que também vale para quem trabalha em lojas. Nunca pendure uma peça assim, pois o risco de a peça esticar existe. Claro que há exceções, mas, caso não queira correr o risco, é melhor dobrar sempre!

Tricôs e crochês bem feitos e de bom gosto nunca saem de moda, você pode usa-los por muito tempo.

Adaptado de: http://www.circulo.com.br/blog/dicas-para-conservar-suas-pecas/

Mais uma dica: visitem nossa loja virtual, é só clicar AQUI! E curtam também a nossa fan page no Facebook – ArteCrochê produtos artesanais =D

Esperamos que tenham gostado desta primeira matéria pessoal!!
Amanhã tem mais =D

Até mais,
Bruna, Cida e Gabriela =D

Anúncios

3 comentários sobre “Toda peça artesanal merece um cuidado especial!!!!

  1. Vera Lima disse:

    Muito interessante seu blog. Estou crochetando umas pecas para o bebe de minha amiga que esta para nascer. Por mais cuidado e assepsia das maos e impossivel evitar a poeira e com elas as bacterias aerobicss.

    Curtir

  2. Bruna disse:

    Olá Vera, bom dia! Que ótimo que gostou do blog =D
    Ah! verdade, mas uma dica bem bacana pra você, é sempre guardar as peças em caixas plásticas organizadoras enquanto está produzindo as mesmas e depois, aconselhar a futura mamãe para lavar elas antes de usar no bebê!!!
    Obrigada pela sua visita =D
    Até mais, bjos,
    Bruna =D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s